Tratamentos

Home / Tratamentos

Peeling de Mácula

Técnica indicada para tratamento de buraco macular, membrana epirretiniana macular, síndrome da tração vítreo-macular e alguns casos de edema macular refratário. O peeling, ou retirada de membranas da superfície retiniana, constitui em uma manobra que exige habilidade técnica apurada para a obtenção de bons resultados. Sempre associada a vitrectomia posterior e preferencialmente realizada com intrumental 23, 25 ou 27 gauges, é realizada sob anestesia local associada ou não a sedação.

Retinopexia por Introflexão Escleral

Técnica cirúrgica consagrada para o tratamento de determinados casos de descolamentos de retina. Consiste no tamponamento externo, através de introflexão escleral por banda de silicone rígido, das roturas retinianas. Esta técnica pode ser associada à vitrectomia, à criopexia e a outras técnicas. É comumente realizada sob anestesia local associada ou não à sedação.

Sutura Escleral de Lente Intra-ocular

Técnica indicada para pacientes previamente submetidos à cirurgia de catarata complicada na qual não foi possível o implante de lente intra-ocular ou esta deslocou após a cirurgia. Nesta técnica, é realizada a fixação da lente intra-ocular através de amarração especial com fios cirúrgicos de grande durabilidade. Associada à vitrectomia posterior via pars plana, é realizada sob anestesia local com ou sem sedação.

Vitrectomia Posterior Via Pars Plana

Nesta técnica, retiramos o humor vítreo através de instrumental especializado. Técnica básica para a maioria dos procedimentos cirúrgicos em doenças vitreorretinianas. Associa-se a este procedimento diversos outros como o peeling de membranas, o endolaser, a troca-fluído-gasosa e o implante de óleo de silicone.
Esta técnica vem evoluindo rapidamente nos últimos anos, o que tem melhorado substancialmente o prognóstico pós-operatório.
Como principais avanços da técnica, vemos como mais importantes a introdução de aparelhos com alta velocidade de cortes e a disponibilidade de diferentes calibres. Em nossa prática diária, temos utilizado instrumentais 20, 23 e 25 gauges sutureless, conforme necessidade de cada caso.

Injeção Intra Vítrea

Para evitar efeitos adversos sistêmicos e aumentar a biodisponibilidade de determinadas drogas sobre o tecido alvo retina, temos utilizado a injeção intra-ocular, na cavidade vítrea, de medicações como bevacizumabe (Avastin®), ranibizumabe (Lucentis®), Triancinolona, entre outros. O emprego desta técnica tem mudado radicalmente a história natural de doenças de alta incidência e potencialmente cegantes.

Fotocoagulação a Laser da Retina

A fotocoagulação a laser da retina é técnica clássica e consagrada para o tratamento de diversas doenças retinianas, principalmente a retinopatia diabética e suas complicações e as roturas retinianas e degenerações periféricas da retina.
Possuímos em nossa clínica o mais moderno, eficiente e seguro laser disponível no mundo, único deste tipo no estado do Rio Grande do Sul. Nosso aparelho emite laser amarelo (577 nm) com possibilidade de realizar micropulsos. As principais vantagens deste aparelho são: tratamentos com muito menos dor, tratamentos mais seguros próximos à mácula, tratamentos sem indução de cicatrização exacerbada.
Geralmente aplicado em consultório, com o uso de anestesia tópica, também pode ser aplicado em centro cirúrgico, com anestesia local do tipo bloqueio peri-bulbar, na forma de endolaser quando associado à vitrectomia ou utilizando-se oftalmoscópio binocular indireto.